Evento dia 2 de julho comemora 200 anos de imigração dos povos de língua alemã no Brasil
A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e o Núcleo de Línguas da Ufes realizaram no dia 2 de julho um evento comemorativo pelos 200 anos de imigração dos povos de língua alemã no Brasil. Gratuita e aberta ao público, a comemoração aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, das 17 às 21 horas, com emissão de certificado para todos os participantes.
O objetivo da iniciativa é promover uma reflexão sobre a diversidade de áreas em que os imigrantes alemães se fazem presentes na cultura brasileira, especialmente no Espírito Santo, como na arte, na música, na culinária e na literatura, entre outros. A abertura oficial do evento contou com as presenças do Reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; do secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, e da cônsul honorária da Alemanha no Espírito Santo, Jenny Sander.
A programação iniciou-se com a exibição de imagens e informações da artista alemã Heidi Liebermann, que reside e atua no Brasil há 50 anos; bem como do atual regente da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, o maestro Helder Trefzger, descendente de alemães. Em seguida, a história da imigração alemã foi recontada por meio de músicas que foram apresentadas por quinteto de cordas.
O gestor cultural, diretor de teatro, dramaturgo e tradutor Erlon José Paschoal palestrou baseado nos livros Viagem pelas Colônias Alemãs no ES, de Hugo Wernicke; e Brasil: o País do Futuro, de Stefan Zweig; e também em considerações sobre a família Mann.
O encerramento se deu com uma brilhante apresentação do Coral da Ufes.