Testes TOEFL gratuitos - Mensagem aos alunos

A Secretaria de Relações Internacionais divulga mensagem de sua Coordenação de Línguas sobre os testes TOEFL:

Car@ Alun@!

A UFES está oferecendo 6 mil vagas para o teste gratuito do TOEFL- ITP, nos seguintes dias de maio: 16, 17, 30 e 31; e de junho: 6, 7, 14, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 26 e 27. As inscrições vão até o dia 25 de junho na UFES.

Inscreva-se já e garanta sua vaga pelo site: http://isfaluno.mec.gov.br/

Aproveite esta oportunidade!

Vale lembrar que o teste não reprova, apenas pontua e classifica o seu nível linguístico dentro de um parâmetro internacional, além de possibilitar seu ingresso nos programas de internacionalização da UFES, como o Programa “Ciência sem Fronteiras” (CsF) e o “Inglês sem Fronteiras” (IsF).

Somente você, aluno, terá acesso ao resultado.

Caso você tenha uma boa pontuação, já poderá utilizar seu escore para intercâmbios. Independente de sua pontuação, você poderá usar seu escore para participar das ações do Programa “Inglês sem Fronteiras”, como as aulas presenciais do Nucli- UFES.

Se a sua pontuação não for a esperada, você poderá se preparar e refazer o teste novamente, dentro de 6 meses, em ofertas que serão feitas ao longo de 2014 e 2015.

A média das notas de todos os alunos das universidades federais servirá de parâmetro para o governo criar novas políticas públicas de ensino e oferta de inglês, e para repassar recursos para as ações de internacionalização na UFES. Assim, sua participação no TOEFL contribui para que a UFES possa oferecer mais oportunidades de internacionalização.

É importante saber em que nível você está, para poder investir mais na língua inglesa.

O sistema de inscrição funciona com base em prioridades. Cada dia de prova tem uma prioridade, de forma que, ao entrar no sistema, o aluno só verá o primeiro dia disponível. Caso não queira fazer a prova nessa data, basta acompanhar o sistema até que o primeiro dia feche e libere o segundo dia de prova, e assim sucessivamente, até visualizar a data desejada para se inscrever.

Caso o aluno se inscreva e não possa fazer a prova no dia marcado é importante entrar no sistema e cancelar a inscrição com até 3 (três) dias de antecedência, pois os alunos que se inscreverem e não comparecerem à prova ficam impedidos por 9 (nove) meses de participar da prova gratuita. As turmas fecham dois dias antes da prova, ou assim que terminam suas vagas. Os candidatos devem trazer lápis, borracha e documento com foto no dia da prova e chegar 30 minutos antes do início dos testes, já que as salas fecham impreterivelmente no horário marcado.

Sua participação é voluntária, mas o teste pode auxiliá-lo a saber seu nível de compreensão de língua inglesa e ajudá-lo a participar das ações do Programa Inglês sem Fronteiras.

Lembre-se, o teste é gratuito para todos os alunos de graduação e pós-graduação da UFES, mas o não comparecimento para realizá-lo gera gastos da verba pública!

Seja consciente e exerça sua cidadania!

Colabore! Participe! Divulgue!

Sua participação é fundamental para o país!