Como funciona

A Mobilidade para o Exterior para alunos de graduação ocorre por meio de editais e para instituições conveniadas à Ufes.

Veja abaixo alguns dos programas de mobilidade para alunos de graduação da Ufes:

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para Graduação - PMAI-G: Edital lançado no início de cada semestre letivo para selecionar alunos de graduação da Ufes para mobilidade de um semestre (podendo ser prorrogável por mais um semestre) sem financiamento em universidades parceiras com a isenção do pagamento de taxas acadêmicas mensais ou semestrais. 

Programa Mobilidade AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa): O Programa Mobilidade AULP é um programa de mobilidade académica para intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China).  Para saber mais, acesse http://mobilidade-aulp.org/.

Mobilidade Virtual INILATmov+: Projeto piloto da Iniciativa Latinoamericana para la Internacionalización de la Educación Superior (INILAT), formada por seis países da região e suas respectivas redes de internacionalização - Argentina (FIESA-REDCIUN), Brasil (FAUBAI), Chile (Learn Chile), Colombia (RCI-ASCUN), México (AMPEI) y Perú (REDIPERÚ).  Os alunos da Ufes podem se candidatar nas instituições de ensino estrangeiras com a quais a Ufes tenha acordo de cooperação.  Para saber mais, acesse https://www.learnchile.cl/INILATmov/.

Emerging Leaders of America Program (ELAP) - Canadá: Programa do governo canadense (https://www.educanada.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla...) de selação anual para cursar disciplinas ou realizar estágio em pesquisa nas instituições de ensino do Canadá participantes.  Os alunos da Ufes interessados no estágio em pesquisa devem contactar as instituições candenses de seu interesse e possíveis professores supervisores do estágio em pesquisa para verificar um possível aceite.  Os alunos da Ufes interessados em cursar disciplinas só podem se inscrever para as instituições canadenses que tenham acordo de cooperação com a Ufes e aceitem receber suas indicações.

Estágio no Exterior: pode ocorrer no PMAI-G pela instituição de ensino estrangeira na qual o estudante está matriculado ou por meio de agências de integração com as que a Ufes possui acordo de cooperação (por exemplo, a IAESTE-ABIPE).

Programa Brafitec/Capes: Edital para selecionar alunos de graduação dos cursos de Engenharia da Ufes participantes do projeto aprovado pela Capes, para mobilidade de um ano ou de duplo diploma em uma universidade francesa (determinada pelo edital) com a isenção do pagamento de taxas acadêmicas mensais ou semestrais e com o auxílio financeiro da Capes.

Para conhecer as condições e requisitos de cada programa, confira os Editais anteriores.

Para outras oportunidades, o interessado também poderá encontrar na seção "Outras Oportunidades" links para vagas externas à Ufes e em "Órgãos de Fomento" para consultar o endereço de sites de instituições de custeio para mobilidade.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910