Edital para intercâmbio no exterior é atualizado (EDITAL ENCERRADO)

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes informam que o edital 3/2011 da ARI-Ufes foi alterado no sentido de facilitar as inscrições dos alunos e a aprovação de seus planos de atividades pelo CNPq. O referido edital oferece oportunidades de intercâmbio no exterior destinadas a alunos de graduação de diversas áreas e se insere no Programa Ciência sem Fronteiras. Há, atualmente, 34 vagas disponíveis para alunos que participam ou participaram de programas de Iniciação Científica e apresentam bom desempenho acadêmico. Confira o edital anexo.

As viagens de estudo poderão durar de seis a 12 meses, e os benefícios incluem passagens, auxílio-instalação e seguro-saúde, além de auxílio de custo para manutenção. As bolsas destinam-se a alunos cujos projetos de iniciação científica estejam relacionados às seguintes áreas:

- Engenharias e demais áreas tecnológicas;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
- Computação e Tecnologias da Informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Fármacos;
- Produção Agrícola Sustentável;
- Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Energias Renováveis;
- Tecnologia Mineral;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia e Novos Materiais;
- Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa;
- Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
- Formação de Tecnólogos.

O edital 3/2011 é completamente independente das Chamadas Públicas lançadas pelo CSF no dia 13/12/2011 e disponíveis em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1, para as quais a ARI-Ufes lançou o Edital 1/2012, disponível em http://internacional.ufes.br/pt-br/edital-do-programa-ciencia-sem-fronteiras-e-atualizado.

Para mais informações, entrar em contato com a ARI: internacional.ufes [at] gmail.com ou 4009-2046.