Diplomacia Civil abre inscrições para fóruns da ONU, Banco Mundial e FMI nos EUA

Flyer do Evento

O programa Diplomacia Civil, iniciativa do Instituto Global Attitude, seleciona jovens brasileiros para formar as delegações que participarão de dois grandes fóruns mundiais, focados em temas como desenvolvimento sustentável, Agenda 2030 e economia mundial, realizados nos Estados Unidos, nas sedes da ONU e do Banco Mundial.

Os delegados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops online de capacitação com temas preparatórios para os eventos.

Sobre os fóruns
O United Nations Economic and Social Council Youth (ECOSOC Youth Forum) é uma plataforma onde jovens de todo o mundo debatem e propõem ações para as políticas adotadas pela ONU. As sessões são acompanhadas por membros do alto-escalão da Organização, além de membros do setor empresarial e de ONGs internacionais.

Realizada desde 2012, a conferência promove edições todos os anos na sede da ONU, em Nova York, oferecendo a oportunidade da juventude dar voz às suas opiniões, compartilhar ideias e pensar juntos em como alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta edição, o evento acontece entre 6 e 11 de abril.

O Spring Meetings, por sua vez, é realizado anualmente pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) na cidade de Washington, focado no debate de questões da economia global, desenvolvimento internacional, mercados financeiros mundiais e no progresso das políticas adotadas pelas duas organizações durante o ano.

A edição de 2019 será realizada entre 8 e 15 de abril. Em paralelo, acontece ainda o Civil Society Policy Forum, evento que complementa o Spring Meetings por meio do debate entre funcionários do Banco Mundial e FMI e membros da sociedade civil, estando incluso na participação dos delegados do Diplomacia Civil.

Como participar
Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 27 de janeiro (domingo), às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo.

O critério de seleção leva em conta o desempenho acadêmico do candidato, interesse pela temática abordada nos eventos e proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Sobre o Diplomacia Civil
O programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial através de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 320 jovens em programas internacionais.