Cursos de Inglês IFA (idiomas para fins acadêmicos) – março/maio 2023

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, por meio de sua Divisão de Línguas (DL), informa sobre a abertura de inscrições para os cursos gratuitos de inglês da ação IFA (idiomas para fins acadêmicos).

Técnicos, docentes ou estudantes de pós-graduação (mestrado/doutorado) da Ufes.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Duração do curso: 32 horas
Início das aulas: 20/03/2023
Término das aulas: 20/05/2023

Formato dos cursos:
2 turmas presenciais, no campus Goiabeiras;
1 turma on-line, pelo Google Meet
A informação sobre a sala será enviada posteriormente aos inscritos selecionados.

Inscrições: de 06 a 10/03/2023

Após o período de inscrições, uma lista com os selecionados será publicada em:

Os cursos do módulo 1 (março a maio/2023) são:

A) Curso “Compreensão Escrita: artigos científicos” [inglês]
Terças e Quintas, das 19h às 20h30
Modalidade: virtual
Nível: básico
O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento da habilidade de leitura de artigos científicos em inglês.
EMENTA: Estudo das características do gênero artigo acadêmico. Identificação dos movimentos discursivos do gênero. Estudo da estrutura léxico-sistêmica do gênero. Contraste entre artigos científicos nas diferentes áreas do conhecimento.

B) Curso: “Produção Oral: debates” [inglês]
Segundas e Quartas, das 8h às 9h30
Modalidade: presencial (local a definir)
Nível: intermediário
O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento da habilidade oral e argumentativa dos participantes.
EMENTA: Estudo das características do gênero debate. Convenções culturais e discurso. Identificação dos movimentos discursivos do gênero debate. Estudo dos elementos léxico-sistêmicos da linguagem oral comum em debates. Técnicas de oratória e recursos de persuasão. Realização de debate.

C) Curso “Produção Escrita: ensaios” [inglês]
Segundas e Quartas, das 10h às 11h30
Modalidade: presencial (local a definir)
Nível: intermediário
O objetivo do curso é contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita com foco em um gênero textual específico (ensaios).
EMENTA: Estudo das características do gênero essay. Identificação dos movimentos discursivos do gênero. Estudo da estrutura léxico-sistêmica do gênero. Argumentação, coesão e coerência. Produção de essays.

Link de inscrições: https://forms.gle/bNtPnmeT7wBw6rnE7

ATENÇÃO: para ter acesso ao formulário de inscrição, é preciso estar logado no e-mail institucional (@ufes.br / @edu.ufes.br).
Pessoas que ainda não têm acesso ao e-mail institucional devem aguardar a próxima oferta de cursos.

Lista de selecionados publicada em: 15/03/2023

Contato: idiomas.sri [at] ufes.br