Curso de Português como Língua Estrangeira (EDITAL ENCERRADO)

Considerando o processo de internacionalização e a chegada à Ufes de alunos e professores de diversas partes do mundo, o Centro de Línguas reestruturou a oferta dos cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE) para melhor atender esse grupo.

O PLE do Centro de Línguas está dividido em módulos intensivos de 24 horas, em formato de 3 horas por encontro, totalizando 8 encontros por módulo.

Esses módulos tem o objetivo, nos níveis 1-A e 1-B, de melhorar a compreensão auditiva e a proficiência oral dos alunos, para que esses alunos possam rapidamente interagir no seu cotidiano e na sala de aula.
Nos níveis 2, 3 e 4, os módulos estarão atrelados aos níveis do Exame Celpe-Bras, visando à preparação para esta certificação, caso a desejem.

O curso constará, portanto, dos seguintes módulos:

Básico: PLE 1-A e PLE 1-B
Intermediário: PLE 2-A e PLE 2-B
Intermediário Superior: PLE 3-A e PLE 3-B
Avançado: PLE 4-A e PLE 4-B

Metodologia e objetivo:
Considerando a metodologia do Centro de Línguas, o curso de PLE tem como base o método comunicativo, que entende que o aprendizado de uma língua se desenvolve quando o aluno é levado a usar a língua para se comunicar em uma situação de real significado. Além disso, o curso também leva em consideração o fato de que o aluno está em imersão no Brasil, exposto às situações reais de uso da língua.

O curso procura oferecer aos alunos as habilidades adequadas para situações de comunicação cotidiana, além de oferecer ao aluno o aprendizado e a prática das habilidades orais e escritas exigidas no Celpe-Bras

Da oferta:
A oferta prevista para o curso de PLE é de 2 encontros semanais, de 3 horas cada, num total de 24 horas, em cerca de 4 semanas.

Os alunos novos farão teste de nivelamento e, depois do resultado, serão matriculados no nível equivalente de cada período da oferta bimestral.

Valor do curso:
R$ 300,00 (trezentos reais) por módulo, não incluso o material didático.

Próximo período de matrícula:  22 a 29/09/2014
Início das aulas:  29 e 30/09/2014