Bolsa Eiffel - Ecole Nationale Supérieure d'Arts et Métiers - ENSAM

Alunos participantes: O objetivo principal deste financiamento são os alunos excelentes (primeiro ou segundo na classe) de países emergentes, que fazem parte de um programa de dupla graduação com Arts et Métiers, com uma estadia de pelo menos 2 anos. Os candidatos devem ter 25 anos de idade até a data do júri, ou seja, nascer após março de 1996.

Documentação necessária em pdf:

•   Currículo Vitae do candidato: redigido em francês ou inglês, em uma ou duas páginas detalhando o desempenho do candidato.

•   Classificação e histórico de notas do candidato. Este ano, um novo documento comprobatório é solicitado pela Universidade de origem do candidato, além do histórico escolar das notas. Este é o documento de classificação essencial para a candidatura. Segundo Campus France, “A classificação deve especificar as ações do candidato, que serão justificadas por: menção, faixa de classificação, situação dentro da promoção, número de alunos na promoção, diplomas com indicação da especialidade, data de obtenção, as menções finais mínimas e notas dos últimos três anos na Universidade de origem ou no estrangeiro certificadas pela Universidade do candidato ”.

•   Projeto profissional do candidato, redigido em francês ou, na sua falta, em inglês, em uma ou duas páginas. Esta apresentação pode ser apoiada por pessoas fora da universidade, por exemplo, de uma empresa.

•   Fotocópia do passaporte: página com os seguintes dados: nome, sobrenome, data de nascimento e número do passaporte.

•   Certificado de idioma ou diploma (se disponível).

Todos os elementos que permitem valorizar a ficha do candidato.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração máxima de 24 meses para a preparação do Grau de Engenharia (Nível de Mestrado) nos 4 semestres previstos no nosso convênio de dupla diplomação.

Os interessados deverão enviar toda a documentação para mobilidade.internacional [at] ufes.br até o dia 04/11/2021.

Em anexo, segue o guia prático, o dossiê padrão, o vademecum do programa EIFFEL e o processo de nomeação dos candidatos.