Ações da SRI durante período de prevenção ao Covid-19

Durante esse tempo de grandes desafios, a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) tem se empenhado para continuar cumprindo sua missão de promover e gerenciar a internacionalização na Ufes.

Serviço administrativo: todos os servidores da SRI permanecem trabalhando remotamente, mantendo as atividades administrativas e prestando atendimento à comunidade por meio de correio eletrônico e redes sociais.

Alunos em mobilidade para o exterior: a Divisão de Mobilidade para o Exterior contactou todos os 34 alunos da Ufes atualmente no exterior (em mobilidade gerenciada pela SRI), verificando sua situação, intenção e possibilidade de retorno. Apenas 3 alunos decidiram por retornar ao Brasil e estão recebendo apoio da SRI. A Divisão continua em contato os alunos que permanecem no exterior, à disposição para apoiá-los no que for possível.

Além disso, a Divisão de Mobilidade para o Exterior tem mantido contato com as universidades parceiras, avaliando a situação constantemente, a fim de tomar decisões quanto aos editais abertos para mobilidade futura. As informações quanto ao assunto tem sido constantemente atualizadas em nosso site.

Alunos estrangeiros em mobilidade na Ufes: a Divisão de Mobilidade para a Ufes está em contato com os 98 alunos estrangeiros de 33 países diferentes, que estão atualmente nos quatro campi da universidade (Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus), procurando mantê-los informados da situação e das recomendações para nossa região. A Divisão organizou grupos no WhastApp com os alunos estrangeiros, e disponibilizou um celular para situações de emergência. Até o momento, apenas uma aluna estrangeira optou por retornar para o seu país (Alemanha).

Acordos de cooperação acadêmica: a Divisão de Acordos de Cooperação continua dando prosseguimento aos acordos em andamento que estão sendo tramitados em forma digital e entrando em contato com parceiros internacionais para colocá-los a par da situação no Brasil. Além disso, essa Divisão tem trabalhado apoiando outros setores da SRI em função do aumento da demanda por ações e informações.

Idiomas: a Divisão de Línguas tem prestado apoio às outras divisões da SRI, na tradução de comunicados e conteúdos ao público estrangeiro interno e externo, em inglês, espanhol e francês.

A SRI tem procurado manter toda a comunidade universitária informada de suas ações, bem como o público externo, atualizando frequentemente o site em português e em inglês e encaminhando comunicações aos nossos parceiros internacionais.

A equipe da SRI tem plena convicção que, apesar das grandes dificuldades impostas pela Covid-19, sairemos dessa situação mais fortalecidos do que nunca, e continuaremos nosso projeto de construção de uma universidade pública e gratuita, de alta qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente pela integração entre ensino, pesquisa e extensão para o bem da sociedade.