Oferta de curso de português para ADU (Azerbaijão)

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, por meio de sua Divisão de Línguas (DL), está oferecendo um curso virtual de português, de forma gratuita, para estudantes e professores da Azerbaijan University of Languages (ADU), no contexto de uma parceria acadêmica entre as universidades. 18 pessoas estão participando do curso, que é coordenado pelo professor do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Ufes, Santinho Ferreira de Souza, com apoio de estagiários e bolsistas dos cursos de graduação em Letras.

O chefe da DL/SRI, Alexsandro Meireles, contou que a iniciativa partiu da Embaixada do Brasil no Azerbaijão.

Meireles disse ainda que, como contrapartida, a ADU, com quem a Ufes mantém um acordo de cooperação, ofertará um curso de russo para estudantes e professores da Ufes, em data a ser agendada.

O primeiro módulo do curso, com 126 horas, e teve início no dia 27 de junho e se estenderá até 21 de setembro.
Um segundo módulo está previsto para ser ofertado até o final deste ano.
O curso inclui atividades síncronas e assíncronas, com temas como língua portuguesa e cultura brasileira, além de temas da atualidade e outros ligados à língua e cultura azerbaidjana.

O secretário da SRI, Yuri Leite, afirma que este curso faz parte dos esforços da SRI para que a Ufes supere um dos sete desafios institucionais que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição (PDI 2021–2030), que é a internacionalização.