Pós-graduação

Alunos de Pós-graduação da Ufes podem realizar mobilidade internacional durante seus estudos de mestrado ou doutorado por meio dos Programas abaixo:

  • PMAI-PG Ufes
  • PDSE Capes
  • Capes/PrInt para PPG
  • Programa Be a Doc
  • ELAP
  • Outros

Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional na Pós-Graduação (PMAI-PG)

Alunos de Pós-graduação da Ufes podem realizar mobilidade internacional durante seus estudos de mestrado ou doutorado, mediante inscrição contendo aceite da instituição estrangeira, aprovação do orientador brasileiro e anuência do colegiado do curso de PG da Ufes.  O interessado deverá se inscrever no PMAI-PG por meio da chamada de fluxo contínuo (ver documento "Chamada PMAI-PG" em anexo).  A SRI/Ufes não oferece financiamento, sendo todas as despesas de responsabilidade do aluno, podendo ou não haver isenção de taxas acadêmicas nas instituições estrangeiras.

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) Capes

O PDSE é o Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES.  Os alunos do curso de doutorado que desejarem concorrer a esta modalidade de bolsa, devem acessar o site da CAPES (http://www.capes.gov.br/editais/abertos/4696-programa-institucional-de-bolsas-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse).

Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) Capes

O PrInt é um programa da Capes que visa fomentar a construção, a implementação e a consolidação de projetos institucionais de internacionalização das instituições contempladas no edital para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais; ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação; promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pósdoutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil.  Para mais informações sobre o PrInt Ufes, consulte o site http://print.ufes.br/.

Plataforma BE_a_DOC

O Grupo Coimbra e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras construíram uma sólida cooperação, em particular para apoiar a mobilidade entre a Europa e o Brasil. o programa Be_a_DOC visa promover a cooperação existente entre instituições da Europa e Brasil vinculadas às duas redes, através da experiência de doutorado sanduíche ou de período de pesquisa oferecido nas universidades de ambas as redes. Para vagas oferecidas pela plataforma BE_a_DOC (exclusivamente para o doutorado), consulte www.beadoc.org(link is external).

Programa ELAP

Programa de Líderes Emergentes nas Américas (PLEA) do governo canadense para apoiar o desenvolvimento de capital humano e de líderes, bem como fortalecer os laços entre instituições de ensino superior no Canadá, na América Latina e no Caribe.  Para informações sobre a última chamada do programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) no Canadá, consulte http://internacional.ufes.br/pt-br/chamada-elap-2020(link is external).

Outras oportunidades

O pós-graduando interessado também poderá encontrar na seção "Outras Oportunidades" links para chamadas e vagas não gerenciadas pela UFES e em "Órgãos de Fomento" para consultar o endereço de sites de instituições de custeio para mobilidade.

Para mais informações, entre em contato por email com mobilidade.internacional [at] ufes.br.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910