Encontro promove cultura, língua e educação do povo Pomerano no ES

O Pommer ES – Encontro do povo tradicional Pomerano será realizado no dia 10/09, das 8 às 18h, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na entrada do Cine Metrópolis haverá uma exposição sobre a cultura pomerana no ES.

A programação terá início às 8h, e os participantes serão recepcionados com um café pomerano e apresentação musical com concertina dos pomeranos dos municípios de Laranja da Terra, Vila Pavão e Itaguaçu. Na abertura solene às 9h, haverá apresentação do grupo de metais de Santa Maria de Jetibá.

A conferência “Os pomeranos no Brasil: a importância da diáspora para os estudos linguísticos” será realizada às 9h40, com o professor Dr. Joachim Born da Universidade de Giessen, Alemanha.

A primeira mesa de debates intitulada “Povo pomerano: lutas e conquistas I” vai acontecer às 10h30, com a participação do professor Dr. Erineu Foerste (Acaes, CNPCT); de Vanilda Haese Dettman (Apop, CNPCT); e como moderadora a professora Dra. Rosali Rauta Siller (Semed/Santa Maria de Jetibá). O almoço, previsto para 11h30 no Restaurante Universitário, contará com apresentações dos grupos de dança, concertina e metais.

O Encontro vai continuar no Cine Metrópolis a partir das 12h30, com o grupo de metais de Santa Maria de Jetibá. A segunda mesa de debates, intitulada “Povo pomerano: lutas e conquistas II”, será realizada às 13h, com moderação da professora Lilia Jonath Stein (CEPCET – ES), e contará com os professores - Dr. Carmo Thum (Furg); Dr. José Walter Nunes (UnB); e Dr. Ismael Tressmann (IESRS/Farese).

O Pommer – ES será também um espaço para apresentação da Carta do Povo Tradicional Pomerano às 14h. No encerramento, às 16h, os participantes serão convidados a realizar uma avaliação escrita e oral do evento. Além dos debates, o cine Metrópolis exibirá uma sessão de cinema às 17h com os filmes – A estrada silvestre, de Ricardo Sá; Bate-paus, de Jorge Kuster Jacob; e A trajetória de um povo, de Vanildo
Kruger.

O evento é uma realização da Associação de Cultura Alemã do Espírito Santo (Acaes), Associação Pomerana de Pancas (Apop), em parceria com o Programa de Educação do Campo da Ufes e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapes).
Informações/Contato: 3145-4545

Professor Dr. Erineu Foerste