Curso gratuito de inglês IFA/SRI – novembro/dezembro 2023

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes, por meio de sua Divisão de Línguas (DL), informa sobre abertura de inscrições para curso de inglês na ação IFA - "idiomas para fins acadêmicos".

Os cursos ofertados no Módulo 4 (novembro a dezembro de 2023) são:

1) Curso: Produção escrita em língua inglesa: parágrafos

Segundas-feiras, das 18:00 às 21:00

Nível: básico (A2)

EMENTA: Estudo das características de tipos de parágrafos recorrentes na escrita acadêmica. Reconhecimento dos movimentos discursivos do gênero dos diversos tipos de parágrafos. Aspectos léxico-sistêmicos. Produção de parágrafos.

2) Curso: Produção oral em língua inglesa: interações acadêmicas

Quintas-feiras, das 18:00 às 21:00

Modalidade: on-line (encontros pelo Google Meet)
Nível: básico e pré-intermediário (A2)

EMENTA: Levantamento dos vários gêneros orais recorrentes nas interações acadêmicas. Estudo das características desses gêneros. Estudo dos elementos discursivos e léxico-sistêmicos desses gêneros. Prática de expressões idiomáticas, elementos lexicais e frases típicos desses contextos. Desenvolvimento das competências comunicativa, pragmática e intercultural.

3) Curso: Estratégias de leitura língua inglesa

Terças-feiras e Quintas-feiras, das 19:00 às 20:30

Nível: iniciante (A1)

EMENTA: Desenvolvimento de competências leitoras. Identificação e prática de estratégias de compreensão escrita. Reconhecimento de gêneros textuais. Estratégias de ampliação de conhecimento de léxico.

4) Curso: Desenvolvimento de habilidades orais e pronúncia da língua inglesa

Terças-feiras e Quintas-feiras, das 18:00 às 19:30

Modalidade: on-line (encontros pelo Google Meet)
Nível: Intermediário (B1)

EMENTA: Estudo de aspectos práticos da comunicação em língua inglesa com foco na pronúncia. Estudo das variedades da língua inglesa em países anglófonos. Prática e desenvolvimento da habilidade oral (produção e compreensão) em contextos acadêmicos.

5) Curso: Compreensão oral em língua inglesa: estratégias

Terças-feiras e Quintas-feiras, das 19:00 às 20:30

Nível: básico (A2)

EMENTA: Estudo de estratégias de compreensão de textos orais que circulam em práticas discursivas em contextos acadêmicos. Identificação de estratégias de compreensão oral. Estudo de elementos típicos de gêneros orais, vocabulário e estruturas gramaticais, para melhor desempenho na compreensão oral.

Público-alvo: Técnicos, docentes ou estudantes de pós-graduação (mestrado/doutorado) da Ufes.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Duração do curso: 16 horas (aulas + estudo assíncrono)
Início das aulas: 06/11/2023
Término das aulas: 11/12/2023

Modalidade: on-line