Concurso seleciona a mais criativa e inovadora apresentação de pesquisa (EDITAL ENCERRADO)

Quando se fala em pesquisa acadêmica, mestrado, doutorado, artigo científico e ciência, provavelmente, entre os primeiros pensamentos a surgir em nossas mentes, está o de ideias complexas e apresentações robustas com palavras difíceis sobre descobertas ou constatações científicas. Nessa perspectiva, esse possível pensamento estaria basicamente ligado a como se faz a comunicação de uma pesquisa científica.

Com a iniciativa de promover a comunicabilidade no meio científico de modo não convencional, o concurso de comunicação científica Minha pesquisa sobre o clima e o desenvolvimento sustentável em 180 segundos irá premiar os melhores pesquisadores no quesito apresentação criativa, inovadora e pedagógica.

As pesquisas podem estar enquadradas em qualquer área de conhecimento desde que sejam sobre mudança climática ou desenvolvimento sustentável. A primeira etapa consiste em realizar um vídeo de no máximo 3 minutos de duração. Um dos critérios para avaliação da gravação, será uma linguagem comunicável ao grande público. Já a segunda etapa contará somente com cinco selecionados. Ela consistirá em uma apresentação oral e presencial na final do concurso em setembro, no Rio de Janeiro.

As inscrições seguem até o dia 15 de julho e os três primeiros colocados- o ganhador terá prioridade- poderão escolher os seguintes prêmios:

·       Estada em Paris para participar da Conference of Youth organizada por CliMates na seqüência da COP 21 em Paris que propõe formações e mesas redondas abordando as diferentes problemáticas ligadas ao clima. O ganhador terá a oportunidade de apresentar sua pesquisa. (consultar conjunto de modalidades de aplicação junto à Embaixada da França no Brasil e de CliMates);

·       Convite para participar de uma expedição ou de um seminário de pesquisa com uma equipe do CIRAD (consultar as modalidades de aplicação diretamente com o CIRAD);

·       Convite para participar de uma expedição de pesquisa (consultar as modalidades de aplicação junto ao IRD).

Podem participar do projeto mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores, independente, da nacionalidade. Porém, o vídeo e a apresentação presencial devem ser realizados em português, francês ou inglês.

Para mais informações acesse o documento em anexo e acesse o site: http://www.ambafrance-br.org/Concurso-de-Comunicacao-Cientifica.