Abertas chamadas de cooperação entre pesquisadores brasileiros e britânicos dentro do Fundo Newton (EDITAL ENCERRADO)

O British Council anuncia a abertura de 3 chamadas de cooperação entre pesquisadores brasileiros e britânicos como parte do Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes. As chamadas são públicas e fazem parte de duas linhas de financiamento do Fundo Newton, o Researcher Links e o Institutional Links.

Esta chamada do Newton Researcher Links será implementada por uma parceria entre o British Council e o CNPq. Pesquisadores de todos os Estados do Brasil podem apresentar propostas de workshops em parceria com instituições britânicas em cinco temas:  Segurança alimentar, Terapias avançadas para o tratamento de doenças crônicas e terapias genéticas, Doenças negligenciadas, Rádio farmacêuticos e Nanotecnologia aplicada a questões de saúde pública. Cada workshop deverá ser coordenado por dois pesquisadores, um no Brasil e um no Reino Unido, e ter duração entre 3 e 5 dias. Os workshops deverão ser realizados entre 1 de abril de 2015 e 31 de março de 2016. Esta é a terceira edição do Researcher Links no Brasil, que realiza 23 workshops no país. O prazo para se inscrever nesta chamada é 20 de novembro de 2014 e a inscrição deverá ser feita através do websitehttp://www.britishcouncil.org/education/science/current-opportunities/Newton-Researcher-Links-workshops.

As outras oportunidades do Fundo Newton ficam por conta do inédito programa Institutional Links. São duas chamadas coordenadas pelo British Council em parceria com a Capes e com a SAE – Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal. O Institutional Links aceitará propostas para um  conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio, que podem ser realizadas em até dois anos.  As áreas contempladas com a CAPES serão: Descoberta de Novas Drogas (prioridade será dada a doenças negligenciadas ou condições médicas que aflijam populações de baixa renda), Agricultura, Água e Meio-Ambiente. Já na parceria com a SAE, o foco será em Mudanças Climáticas, incluindo a construção de um polo de conhecimento de adaptação às mudanças climáticas no Brasil. As propostas deverão ser enviadas até 20 de novembro de 2014 através do website https://www.formstack.com/forms/?1845575-9vddXDA5Ge.

Sobre o Fundo Newton

Lançado no Brasil pelo Ministro das Finanças britânico George Osbourne em abril de 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes investirá £75 milhões (aproximadamente R$ 262 milhões) em diversos programas que contemplam mobilidade, pesquisa e capacitação em 15 países. No Brasil, deverão ser investidos £27 milhões (aproximadamente R$ 94 milhões) até 2017. O fundo é parte do compromisso assumido pelo Reino Unido diante à comunidade internacional de promover iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento social e econômico de países emergentes. Os programas contemplados com recursos do Fundo Newton serão estabelecidos entre instituições brasileiras e britânicas, que em parceria serão responsáveis pela divulgação e seleção de chamadas.

Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Para mais informações, visite o site www.britishcouncil.org.br.

Chamada Newton Researcher Links
Inscrições até 20 de novembro de 2014, ao meio dia (horário de Brasília), em
Áreas contempladas: Segurança alimentar, Terapias avançadas para o tratamento de doenças crônicas e terapias genéticas, Doenças negligenciadas, Rádio farmacêuticos e Nanotecnologia aplicada a questões de saúde pública.

Chamada Newton Institutional Links
Inscrições até 20 de novembro de 2014, ao meio dia (horário de Brasília) emhttp://www.britishcouncil.org/education/science/current-opportunities/institutional-links-2014 .
Áreas contempladas:  Descoberta de Novas Drogas (prioridade será dada a doenças negligenciadas ou condições médicas que aflijam populações de baixa renda), Agricultura, Água, Meio-Ambiente e Mudanças Climáticas.