UFES se associa à AULP - Associação das Universidades de Língua Portuguesa

Homologação da candidatura aconteceu na reunião anual da Associação este mês em Macau, China.

Entre os dias 16 e 20 de setembro, realizou-se em Macau, China o XXIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), sendo a UFES representada pelo professor Rodrigo Ribeiro Rodrigues (CCS-UFES), membro da Comissão Permanente de Internacionalização da Secretaria de Relações  Internacionais (SRI-UFES).  Dentre as diversas atividades realizadas, foram discutidos temas importantes como: 1) Redes de Ensino Superior, 2) A importância da Língua Portuguesa em tempos de globalização, 3) Difusão da Língua Portuguesa e Promoções Turística e Comercial, 4) Internacionalização e Integração entre as Universidades participantes da AULP, e 5) Valorização dos Recursos dos Países de Língua Portuguesa.

Durante o evento foi realizada também a homologação do registro da UFES junto a AULP. Nossa Instituição agora faz parte da AULP como membro efetivo e, portanto, estará apta a participar dos editais e eventos promovidos pela referida Instituição.  A adesão a AULP permitirá o estabelecimento de colaborações com outras Universidades de Língua Portuguesa na Europa, África e Ásia.  A partir de nossa homologação como membros efetivos estaremos incluídos nas chamadas de editais que permitirão que nossos docentes e discentes possam realizar intercâmbio acadêmico e científico com as diversas instituições que fazem parte da AULP, através de editais específicos.   Paralelamente, através da AULP teremos a oportunidade de colaborarmos com instituições na África e Ásia, as quais tem interesse em parcerias com universidades brasileiras.

A SRI-UFES vem realizando diversas a ações buscando internacionalizar a UFES, tornando-a destino de vários estudantes estrangeiros que buscam realizar parte de sua formação em uma instituição brasileira.  Essa internacionalização permite não só o reconhecimento da qualidade de nossa instituição, mas o estabelecimento de colaborações recíprocas com outras universidades, facilitando a mobilidade de nossos docentes e discentes para outros países.