Ufes recebe visita da Diretora do Instituto Confucius (China)

Num evento promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFES, no dia 5 de setembro de 2014, esta Universidade recebeu a visita da Sr.ª Ana Qiao, Diretora Chinesa do Instituto Confucius (IC), organização sem fins lucrativos, com sede em Pequim, cujo objetivo é promover a língua e a cultura da China, em todo o mundo.

O objetivo da visita foi avaliar o programa de intercâmbio no qual 15 alunos da UFES, de diferentes cursos, tiveram a oportunidade de estudar mandarim, durante 1 ano, na Universidade de Chongquing, em 2013.

Na ocasião estiveram presentes, na sala de reuniões do DAOCS, além da Sr.ª Ana, a Secretária de Relações Internacionais, Prof.ª Jane Meri Santos, a Coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Ufes, Prof.ª Kyria Finardi, servidores da SRI e alunos que participaram do intercâmbio.

Esses alunos tiveram a oportunidade de relatar suas experiências na China e demonstrar suas expectativas quanto ao aprendizado e ensino de mandarim nesta Universidade.

Findada essa etapa, a Secretaria de Relações Internacionais propôs, em parceria com Instituto Confucius, uma semana cultural da China na Ufes, prevista para Novembro de 2014, incluindo uma mostra de filmes, entre outras atividades.

Além disso, para 2015, foi sugerida uma oferta de cursos de mandarim em dois módulos, numa parceria entre SRI, IC e o Centro de Línguas da UFES.