Dia da Cultura Internacional homenageia a França

O Dia da Cultura Internacional (DCI) é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), em conjunto com a Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) e Restaurante Universitário. O evento tem o objetivo de promover a cultura internacional de diversos países na comunidade acadêmica da UFES, por meio de compartilhamento de experiências entre brasileiros e estrangeiros.

O dia para celebração é sempre a última quinta-feira do mês e é voltado para um país escolhido pela SRI. Em junho, o país homenageado é a França. No dia 30, haverá exibição de filme francês no Cine Metropólis e cardápio especial no Restaurante Universitário. Antes disso, ocorrerá um cerimônia de abertura, no auditório do LabPetro, com representante do Consulado Francês falando sobre oportunidades de estudos na França, estudantes que realizaram intercâmbio no país europeu, professores do Centro de Línguas falando sobre o ensino do idioma francês na UFES e um palestra sobre a vinculação das artes francesa e brasileira.

palestra_transparente_site.pngOportunidade de Estudos na França - 9h20

A França é um dos países que mais recebe turistas no mundo. Mas também é uma das nações mais almejadas para se realizar um período de estudos. Conheça oportunidades de estudos na França com João Marcos Rampini, representante do Consulado Francês no Rio de Janeiro.

mundo_transparente_site.pngDepoimentos de Intercambistas - 9h50

A UFES já enviou estudantes para a França e recebeu intercambistas franceses. Um dos programas que viabilizou essas mobilidades é o Brafitec, um acordo voltado para as Engenharias celebrado entre o Brasil e o país europeu. No LabPetro, alguns desses estudantes irão falar sobre a experiência de estudar e viver em cada país.

palestra_transparente_site.pngEnsino da Língua Francesa na UFES - 10h25

Os professores do Centro de Línguas Marcos Machado e Luis Bulhões irão nos informar sobre o ensino da Língua Francesa para a comunidade da UFES. Além disso, o desenvolvimento do idioma francês e a vida universitária na França serão temas da palestra.

palestra_transparente_site.pngPalestra sobre a relação das artes francesa e brasileira - 11h00

Celeiro de grandes artistas, a França é responsável por um dos maiores legados artísticos deixados à humanidade. A nossa professora Maria Auxiliadora Corassa estará no LabPetro para falar como as artes francesas influenciaram o cenário artístico brasileiro.

prato_transparente_site.pngCardápio Especial no RU - 11h às 13h30

Para celebrar uma das gastronomias mais aclamadas pelo mundo, teremos cardápio especial no Restaurante Univertário (RU). Para acompanhar o Cassoulet, prato escolhido para a comemoração, haverá execução de músicas francesas.

filmklappe_transparente_site.pngExibição gratuita de filme francês - 13h

O Cine Metropólis também faz parte do DCI. Haverá uma sessão gratuita do filme francês Landes às 13h.

GUIA DCI

print2.png