Bolsas para doutorado e pós-doutorado: programa de mobilidade europeu está com inscrições abertas até 15 de dezembro (EDITAL ENCERRADO)

Candidaturas são para sete universidades distribuídas em cinco países: Bélgica, Espanha, Itália, Países Baixos e Suécia

O programa de mobilidade Erasmus Mundus está com inscrições abertas para bolsas de doutorado e pós-doutorado. A iniciativa é financiada pela Comissão Européia e tem o objetivo de criar uma relação educacional mais consistente entre a Europa e a América Latina. Além de viabilizar a internacionalização de grupos sociais em risco, como refugiados, asilados, indígenas e vítimas de preconceito no campo educacional.

São 17 universidades latino-americanas conveniadas ao programa distribuídas em sete países: Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Paraguai e Peru. A iniciativa não é restrita aos estudantes das instituições parceiras. Alunos e graduados de outras instituições, pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores do setor privado das nações mencionadas também são elegíveis. Os interessados podem se inscrever em três de sete instituições européias. Posteriormente, é definida uma única entidade para o candidato.  As universidades estão situadas em cinco países: Bélgica, Espanha, Itália, Países Baixos e Suécia.

A ação contempla 13 grandes áreas de atuação, subdivididas, aproximadamente, em 100 nichos. O valor da bolsa de doutorado sanduíche é de 1.500 euros. Já a de pós-doutorado é de 1.800 euros. As candidaturas podem ser submetidas até 15 de dezembro. Para mais informações, acesse o site do programa: http://www5.uva.es/munduslindo/.